sexta-feira, 2 de março de 2012

Idolatria


“E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR, e se esqueceram do SENHOR seu Deus; e serviram aos baalins e a Astarote.
Então a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim, rei da mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos.
E os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, e o SENHOR levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele.
E veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o SENHOR entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão.
Então a terra sossegou quarenta anos; e Otniel, filho de Quenaz, faleceu. “
Juízes 3:7-11


Tudo aquilo que requer de nós lealdade e a glória que pertencem somente a Deus é um ídolo. Por isso, os ídolos são detestáveis aos olhos de Deus. Eles provocam sua ira e são abominação.
Geralmente, a idolatria está associada a pecados sexuais, desejos malignos, cobiça e todas as atitudes que levam as pessoas a se desviarem dos caminhos de Deus, essas características estavam presentes nos cultos a diversos deuses, como Baal e Aserá, dos povos habitantes em Canaã.
O povo de Israel foi desobediente a Deus, pois não derrubaram os altares de seus deuses; fizeram aliança com os povos daquela terra; se deram em casamento com eles, contrariando a vontade de Deus; não ensinaram seus filhos sobre a lei de Deus. Assim, fizeram o que era mau perante o Senhor e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo.
A ira do Senhor se acendeu contra Israel e Ele os entregou a servirem Cusã-Risataim. Em Êx. 34: 7, diz: ”Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.”
Deus não toma o culpado por inocente. Ele puniu seu povo entregando-os nas mãos de seus inimigos, fazendo-os servir durante oito anos ao rei da Mesopotâmia. Então os israelitas clamaram ao Senhor e o Senhor lhes deu um libertador que os libertou: Otniel, filho de Quenaz. Então, Deus livrou seu povo das mãos de Cusã-Risataim.


Você tem colocado algo acima de Deus?




Então procure arrepender-se dos seus maus caminhos: "Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?"(Ezequiel 33:11)

Deus quer ser o centro de nossas vidas. Ele quer a adoração e louvor as quais somente Ele é digno!

Deus te ama e quer abençoar você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário